Sistema preditivo de atraso em reuniões

Atraso em reuniões é um problema muito observado em nós brasileiros.

Baseado no esforço de um colega de trabalho, que hoje tem uma planilha para documentar os atrasos das pessoas em reuniões, sugeri que pedisse ao time de desenvolvimento que fizessem um sistema para ajudá-lo.

Aqui estão minhas sugestões de funcionalidades e releases para esse sistema.

Objetivo

Diminuir o atraso dos participantes nas reuniões à fim de produzir resultados mais produtivos por um gerenciamento do tempo mais eficaz, aprendendo sobre o perfil dos participantes.

 

Proposta: “Predictive, Oriented and Recursive Reunions and Appointments System”, a.k.a. PORRAS.

 

RoadMap:

V0:

Versão atual.

Planilha com marcação manual dos atrasos, em minutos, dos participantes.

 

V0.42:

Adição de macros para cálculos de atraso total por pessoa.

 

V1.0:

O sistema deve ser capaz de medir automaticamente o atraso de cada um dos convidados.

Para isso será desenvolvido um app mobile que o solicitante da reunião precisará apenas colocar seu celular em cima da mesa para que, via o identificador bluetooth, o aplicativo saiba a hora que cada um chegou perto o suficiente.

 

V2.0:

O sistema sera capaz de informar ao solicitante da reunião o atraso estimado de cada participante.

 

V3.0:

O sistema será capaz de, com base no atraso estimado, marcar a hora no calendário da pessoa já  decrescida do atraso estimado, para que a tendencia seja que todos cheguem ao mesmo tempo.

 

V4.0:

O sistema aprenderá o nivel de atraso das pessoas baseado no hora do dia, então será possível propor a melhor hora da reunião para evitar atrasos de acordo com os participantes.

 

V4.5

Ainda usando machine learning, o sistema será capaz de medir os atrasos das pessoas é também correlaciona-los à pauta da reuniao. Dessa forma aprendendo o interesse de cada pessoa por determinados assuntos.

 

V5 – Not for production

A V5 não chegou a entrar em producao porque o sistema tinha um bug terrivel que, pra ter maior adesão dos participantes, sugeria pautas como futebol, musica etc. (In)Felizmente durante o periodo em staging o sistema sugeriu “Pornografia com Elefantes e Formigas”, provavelmente tópico indexado pelo web crawler que deve ter ingerido dados daqui: http://www.piadasonline.com.br/MostraPiadas.asp?O-ELEFANTE-E-A-FORMIGUINHA, e então essa feature foi cancelada (mas ainda existe a branch dessa feature para ser aprimorada no futuro).

 

V6.02

O solicitante da reuniao precisará apenas fornecer a pauta da reunião que o sistema, além de sugerir o melhor horário, irá indicar os participantes. Ou o inverso: sugerir a pauta de acordo com os participantes indicados.

OBS: a V6.0 atrasou tanto para sair que o proprio sistema se excluiu da release schedule. Na V6.02 foi feito um fix na regex (que foi implementada na V6.01) para que o sistema nunca se exclua novamente.

 

 

V7.0

O sistema será integrado ao email, sendo capaz de iniciar ao receber um email e enviar um report final via email tambem.

Nesse ponto, o solicitante só vai precisar enviar um email sem absolutamente NADA (até sem assunto) e o sistema irá marcar automaticamente uma reuniao para alguns minutos no passado e responder o email com a pauta discutida, os pseudo participantes, suas colaborações e uma conclusão, que provavelmente comecará com “lorem ipsum”.

 

V7.1

Se integrará com slack e telegram além de email.

 

V8

Já não será mais necessário se preocupar com atraso dos participantes, disponibilidade de salas nem mesmo a pauta a ser discutida. Essa versão é pre-req para o trabalho full remoto.

Nessa versão você nem precisará se quer marcar uma reunião. Bastará chegar no trabalho e abrir seu email que já irão constar as reuniões marcadas por voce e as reuniões que você participou, quais topicos foram discutidos e o que cada participante tem agora como próximo passo – que será automatizado num sistema futuro que receberá como input automaticamente o output deste sistema.


Porem, este outro sistema parece um pouco complexo de ser desenvolvido com as linguagens que temos hoje. Uma nova linguagem deverá ser criada pra isso, cujo exit code será sempre 42  (para facilitar a indicação de falha ou sucesso) e sempre precisa ser obtido antes do fim do programa. Essa linguagem será conhecida como SPL –  Schrodinger Programing Language.

2 comentários em “Sistema preditivo de atraso em reuniões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s